sexta-feira, 4 de março de 2016

Lealdade... Não é pra todo mundo!



Normalmente costumo ter bons relacionamentos. Com amigos, familiares... Não me recordo de grandes desavenças em minha vida. Contudo, fui percebendo ao longo destes 27 anos de vida que alguns vão se afastando durante a caminhada. Eu fui me afastando. O ciclo da vida, como a gente costuma chamar. E você precisa de alguém, mas percebe que aquela pessoa que você antes contava angustias e felicidades por algum motivo não está lá. Por diversas razões, claro. Alguns por distancia, outros por mudança de interesses. Isso acaba se tornando normal em nossa vida. Mas, veio um questionamento em minha mente: O que nos leva a deixar alguém? O que nos motiva a “esquecer” alguém que durante algum tempo foi uma parte importante de nossa história?

Certo dia li algo que falava sobre a necessidade de mantermos amizades. Relacionamentos. A própria Palavra de Deus nos instrui a isto¹. Então, qual a dificuldade que temos em valorizar de maneira correta nossos relacionamentos? Pense em algum relacionamento que você poderia ter cultivado melhor, e simplesmente deixou pra lá.

Vamos ler juntas então um texto bíblico que me chamou bastante atenção:

Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos? Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Rute 1:11-14

Essa história trata-se de uma sogra dispensando duas noras, pois não havia mais razão para permanecer com este relacionamento. Noemi deixou claro que não possuía mais nada que de fato trouxesse interesse para a vida de suas noras. Sem filhos para que se tornassem maridos. Sem condições financeiras. Retornando para uma terra que nem delas eram. Noemi não tinha atrativos. Você conhece essa história decorada, não é? Rute, Boaz, casamento, felicidade.

Mas, vamos pensar em Orfa por um instante... Ela foi embora. Chorosa e entristecida. Acreditou ser necessário fazer o que de fato ela fez. Será que foi errado? Deus a condenou por isso? Houve tragédias em sua vida? Não sabemos o que aconteceu depois... Você percebeu que em momento algum, após este, o nome de Orfa foi mencionado? Não era necessário mencioná-la. O plano era manter a descendência do Messias, mas esta benção foi dada para aquela que permaneceu! 

Há uma benção em ser leal a nossos relacionamentos. Há uma benção em se manter ao lado de alguém, ainda que este alguém não possua nada que nos atraia. Ainda que não lucremos nada com isso. Noemi precisava de alguém! Ela precisava da fidelidade e da amizade de suas noras!

Quem precisa de você?

Deus nos abençoe!


¹Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Eclesiastes 4:9
Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17:17

Um comentário: