quinta-feira, 28 de julho de 2016

Provérbios 31 e o Empoderamento Feminino (Parte 1)


Minhas irmãs, hoje o blog vai fugir do tema devocional e vamos pensar um pouco a respeito de algo que vem atacando nossa vida como mulher cristã. Oro para que Deus nos ajude nisto!

Neste breve pensamento iremos abordar um ponto específico do feminismo que trata sobre o empoderamento da mulher no mercado de trabalho. Não tenho o interesse, de forma alguma, de esgotar com este assunto, até porque me falta estudo suficiente para tal. Mas, isso não nos impede de dar uma boa olhada na bíblia e comparar um pouco com o que vemos deste movimento hoje e se ele é realmente tão benéfico quanto prega ser.

O feminismo entende que a bíblia retira da mulher seus direitos e espaços. Abordam a bíblia como um livro machista que resume a mulher as atividades domésticas, como uma empregada que não foi contratada. Imaginam todas as mulheres cristãs como acéfalas alienadas, sem a instrução necessária para confrontar o pensamento arcaico bíblico, e por isso submetem-se a ele.

A ideia deste movimento é gritar para os cantos do mundo que a mulher também pode e também quer. Qual o desejo da mulher hoje? Quais são as etapas sociais que as mulheres precisam enfrentar e vencer? Elas acreditam ter essas respostas, e muitas outras. Elas possuem uma cartilha repleta de coisas que irão sanar todas as necessidades que a sociedade impôs as mulheres. Elas erguem suas vozes como se não tivéssemos uma.

Obviamente sabemos que durante séculos a mulher sofreu todo tipo de opressão por ser mulher. Foi subjugada muitas vezes. Subestimada tantas outras. A luta pela liberdade, pelos direitos é válida. Muito válida! O voto que temos. As oportunidades na universidade, no mercado de trabalho. Tudo partiu de pessoas que lutaram. Mas, devo informar irmãs, que isto não começou com o feminismo e garanto, não é onde elas querem chegar.

Lendo um pouco sobre o que a ONU¹ entende por empoderamento vemos o seguinte:

      Delegar poder às mulheres para que participem de forma plena na vida econômica em             todos os setores e em todos os níveis de atividade econômica é essencial para:
             ·         Formar economias fortes;
             ·         Estabelecer sociedades mais estáveis e justas;
            ·         Atingir as metas acordadas em nível internacional para desenvolvimento,                                   sustentabilidade e direitos humanos;
            ·         Melhorar a qualidade de vida para mulheres, homens, famílias e comunidades;
            ·         Impulsionar as operações e metas das empresas.

Ou seja, eles compreendem que é benéfico dar poder de maneira igualitária à homens e mulheres para estabelecer sociedades estáveis e para melhorar a qualidade de vida para mulheres, homens, famílias e comunidade. Lugar no mercado de trabalho! Capacitação! Qualidade de vida! Reconhecimento!

Quero aqui mostrar o que a bíblia mostra sobre nós, mulheres, e como o conceito da ONU e do Feminismo nos minimiza em comparação a grandiosidade do que Deus tem para todas nós.

Se a luta pelo empoderamento contra a bíblia é também porque acredita que a Palavra de Deus diz que a mulher na bíblia é menor, inferiorizada, não tem valor, é incapaz, impotente... Você cristã que adota este pensamento está bem enganada.

Vamos dar uma olhada em provérbios 31:

É muito mais valiosa que os rubis. Provérbios 31:10-10
*Temos um valor mais alto e sublime. Ao contrário do que é pregado, somos valorizadas, contudo não lutamos por isso expondo o corpo.

Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Provérbios 31:13-13
*Trabalhamos com prazer. Não somos obrigadas a trabalhar porque um sistema nos impulsiona a isso. Trabalhamos com prazer, porque fomos feitas para trabalhar em áreas específicas.

Ela avalia um campo e o compra. Provérbios 31:16-16
*Somos inteligentes e com tato para os negócios. Ao contrário do que é ensinado pelo movimento de “empoderamento”, temos habilidades que são reconhecidas e utilizadas. Somos dotadas de inteligência!

Entrega-se com vontade ao seu trabalho. Provérbios 31:17-17
*Amamos nosso trabalho. Somos dedicadas, tanto quanto qualquer outra pessoa, pois fazer bem um trabalho é para homens e mulheres. Deus nos fez assim.

Administra bem o seu comércio lucrativo. Provérbios 31:18-18
*Somos bi-vocacionadas (Trabalhamos no lar e fora dele). Não pense que as mulheres cristãs são escravas do lar. As que optaram por estar somente no lar não são incapazes de exercer qualquer outra profissão. Vocação: Cada pessoa foi chamada para algo específico. Contudo como cristãs, traçamos prioridade: Familia. E isto não é escravidão.

Ah, minhas irmãs, eu poderia voltar para cada versículo e acrescentar muitas outras coisas.

Agora, diante do que a ONU propõe e do que a bíblia ensina, vamos refletir em quem realmente está preocupado com a sua qualidade de vida e com sua família. Não vemos uma real preocupação, pois não observam as drásticas consequências da ausência da mulher no lar. Sobre a educação das crianças. Quem se responsabilizaria? Os professores? A creche?

Não estamos aqui dizendo que todas as mulheres foram vocacionadas para o trabalho exclusivo do lar. Como foi dito acima, existem muitas de nós que trabalham em grandes empresas e são excelentes profissionais. Deus nos dotou desta capacidade. Estamos aqui dizendo que temos uma prioridade. E esta não é correr atrás de sucesso profissional acima de tudo. Amamos a família e a ONU e o movimento feminismo não leva em consideração que somos capazes de mais. Eles nos reduzem a mulheres do mercado, quando podemos e somos mais!

Eu poderia abordar aqui a função da mulher dita por Deus na criação, mas podemos deixar isto para outro momento.

Já temos o poder! Temos o poder dado por nosso Deus para edificar nossas casas e contribuir verdadeiramente para uma sociedade mais justa, educando nossos filhos a amarem e respeitarem a mulher. Educando nossas filhas a serem trabalhadoras honestas e zelosas donas de casa. Temos o poder de sermos excelentes naquilo que fomos vocacionadas por Deus a fazer. Se apodere disto!



7 comentários:

  1. Nesse contexto, como seria a visão correta então a respeito do papel do homem na educação dos filhos e no cuidado com o lar?

    ResponderExcluir
  2. O texto nao fala isso . Mumher virtuoda , nao mulher mentirosa.
    Nao distorca o texto .

    ResponderExcluir
  3. Moço vc é insano? O texto quer dizer exatamente o que a irmã disse... arranje um argumento mais apropriado!

    ResponderExcluir
  4. Análise rasa e superficial sobre um problema tão enraizado na sociedade. É triste que mulheres tenham esse pensamento com lentes cor de rosa.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns minha irmã em Cristo! Excelente! Deus abençoe. A mulher não é diminuída por saber de suas qualidades e como ajudadora. E é sim muito valorosa com toda certeza. Mulher que edifica seu lar e a vida de sua família, muito ao contrário das artistas de hoje que brigam por seus direitos e agem e cantam até com voz de homens! coisa mais nojenta... a mulher é de natureza feminina, meiga, aí está sua beleza.

    ResponderExcluir